quarta-feira, 12 de maio de 2010

Matemática no nosso Jardim-de-Infância

Nosso Jardim-de-Infância os nossos amiguinhos trabalham a matemática. Querem ver?


Dar de comer às bonecas

Hoje há festa na casinha. Uma das bonecas faz anos. Fizeram-se "pipocas" (tampas) e cada boneca pode ter no seu prato 6, 8 ou 12 "pipocas" para comer. Na casinha estão 4 crianças cada uma com a sua "filha". A educadora engana-se e coloca entre 2 a 4 pipocas por prato. Cada criança ao cuidar da sua "filha" deverá aperceber-se que ela tem pouca comida. Para obter a quantidade estipulada terá de dizer quantas "pipocas" tem e quantas "pipocas" faltam no prato





Esta actividade foi realizada com as crianças de cinco anos e com algumas crianças de quatro anos que quiseram participar.

As crianças gostaram muito de realizar esta actividade na casinha. Através desta actividade as crianças conseguiram perceber que no seu prato tinham a menos ou mais pipocas do que o pedido.

Rodrigo: " Tenho 10 pipocas no meu prato.

Alexandre Gaspar: "Tenho 3 pipocas, é menos que nove.

Maria: " 7+5=12

Tomás Ferreira: "Tenho 6 pipocas, e faltam-me outras 6 pipocas para fazer 12";

Ana Sofia:" Tenho o prato do número 6 e tenho 9 pipocas. Tenho 3 pipocas a mais;


Alexandre Penelas: " No meu prato estão 8 pipocas".







2ºJOGO

Neste jogo as crianças tinham à disposição recipientes transparentes nos quais foram colocadas etiquetas com os numerais entre 1 e 15. As crianças tinham que colocar dentro dos recipientes o número de massas indicado na etiquetas. Quando todos os elementos do grupo terminarem, devem colocar os copos por ordem crescente e decrescente.








3º O jogo do coelho


No recinto exterior do jardim foram construídas 2 estradas com folhas A4 escritas com numerais entre 1e12. Formaram-se duas equipas com o mesmo número de elementos. Cada criança de cada equipa dá três saltos à coelho e é registado em que ponto cada um dos elementos das equipas ficaram. Acabado o jogo comparam-se os resultados para se saber qual a equipa que chegou mais longe.





4º JOGO

Com a ajuda de poesias também trabalhamos a matemática

DEZ MENINAS

São dez as meninas

e sobre elas chove,

mas chega um bombeiro

e ficam só nove.

São nove es meninas

comendo biscoito

mas chega um padeiro

e ficam só oito.

São oito as meninas

fazendo uma omelete

mas chega um guloso

e ficam só sete.

São sete as meninas

pintando papéis

mas chega um pintor

e ficam só seis

São seis as meninas

à volta de um brinco

mas chega um ourives

e ficam só cinco...














































Um comentário:

  1. OS NOSSOS AMIGUINHOS ESTÃO A FICAR MUITO SÁBIOS NA MATEMÁTICA. MUITOS PARABENS TÊM FEITO UM LINDO E BRILHANTEW TRABALHO.


    MÃE FRANCISCA

    ResponderExcluir