terça-feira, 4 de maio de 2010

Semar no jardim


Estamos no tempo das sementeiras e os quinze amiguinhos foram dar um passeio pela aldeia para observar o que se passa nos campos.




Chegaram à escola e a Educadora tinha muitas sementes, de feijão, grão-de-bico, milho, couve, alface, girassol, leituga e zínia. Observámos e descobrimos que as sementes têm várias formas, tamanhos e cores.









Também havia bolbos de dália, coroa de rei e gladíolo. Surgiu um problema não sabíamos se os bolbos eram sementes ou não. Decidimos descobrir e fomos pesquisar na Internet, procurar em livros e perguntamos ao pai da Íris. Descobrimos finalmente que os bolbos não são sementes e há frutos que não são fruta, como por exemplo o tomate, pepino e pimento.




Fizemos floreias para semear as nossas sementes e enfeitar as janelas da nossa escola. Também lançamos as sementes no canteiro da escola. Agora é só esperar que cresçam. Para observarmos como elas crescem fizemos uma experiência com feijão. Arranjamos um copo de vidro trasnparente, embebemos um algodão com água e introduzimos lá dentro um feijão. Todas as semanas uma criança fará a observação e o registo do crescimento da semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário