quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vamos falar da diabetes





Ontem,dia 2 de Fevereiro recebemos na nossa escola a D.Fernanda que nos veio ajudar a perceber o que é a diabetes e como podemos evitá-la. Têm surgido conversas durante as nossas reuniões sobre os nossos familiares que têm esta doença. Na escola, na reunião da tarde, a´nossa educadora mostrou-nos o jornal onde leu uma notícia sobre a diabetes. ficamos a saber que muita gente tem esta doença e há quem a tenha e desconheça tal facto. Decidimos então discutir o tipo de perguntas que queríamos fazer à D.Fernanda que é tia de uma das crianças e que padece desta doença.


As perguntas que fizemos.


Alexandre:- O que é a diabetes?


D.Fernanda:- É uma doença, em que o pâncreas que está dentro da nossa barriga, começa a funcionar mal e deixa de produzir insulina.

Maria:- Podemos comer muito açúcar?

D.Fernanda:- Não. não se pode comer muito açúcar. Só nas festas é que podemos comer um bocadinho de coisas doces. Os doces que fazem mais mal são os rebuçados e os chupas. Quando eu era pequena comia muitos doces e por isso fiquei doente.
Francisca:- O que é que a senhora pode comer?

D.Fernanda:- Todo o tipo de hortaliça, feijão verde, cenoura, grelos, tomate, couve, corgetes, fruta. devemos comer um prato de sopa todos os dias. Não devemos beber refrigerantes, devemos beber água.

Beatriz:- A senhora tem que tomar muitos medicamentos?

D.Fernanda:- Tomo todos os dias 21 comprimidos e tenho que injectar insulina todos os dias.

Leonor:- Como descobriu que tinha diabetes?

D.Fernanda:- Comecei a ver mal e parecia que a minha cabeça andava à roda, fiquei com a tensão alta e o médico mandou-me fazer análises ao sangue.

Lara Facote:- Como podemos saber se temos diabetes?

D.Fernanda:- Devemos ir ao médico que nos mandará fazer análises para saber de temos muito ou pouco açúcar no sangue.


A D.Fernanda ainda nos disse que para evitarmos a diabetes devemos ter cuidado com a alimentação comer alimentos com pouco açúcar e gorduras e que é muito importante andar a pé.





depois disto decidimos fazer um cartaz.
aqui vai:
Pela minha saúde
por favor ajudem-me
Não me dêem
- guloseimas (gomas, rebuçados,chupa-chupas, bolos com muita frequência).
- alimentos com muito sal.
- refrigerante.
Dêem-me:
- água
-sopa de legumes
-saladas
-frutas
Deixem-me praticar exercício físico, que é muito importante para a minha saúde.
Muito obrigado.

2 comentários:

  1. comer legumes e frutas é um hábito que se deve adquirir desde a infância. também é importante informar as crianças sobre os riscos de uma má alimentação.
    Beijinhos para os amiguinhos.
    Mãe da Íris

    ResponderExcluir
  2. ESTE BLOG ESTÁ MUITO ATAREFADO COM TEMAS MUITO IMPORTANTES. BEIJINHOS T.F.

    ResponderExcluir