segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como bebem as plantas?

Estamos a viver um projecto que surgiu durante uma conversa na mesa de reuniões.
A nossa educadora pediu-nos para perguntarmos aos nossos familiares quais os animais que comem castanhas.
Alexandre: - o meu pai disse-me que os esquilos e porcos comem castanhas.
Maria: - a minha mãe disse-me que as vacas os javalis, os ratos, os esquilos e os porcos comem castanhas.
Rui: - e não, não têm boca para beber e comer!
crianças: - e têm.
Educadora: - têm boca e todos os seres vivos se alimentam.
Rodrigo: - o meu avô disse-me que as plantas são seres vivos e que se alimentam.
Alexandre:- alimentam-se com água.
Rodrigo: -Mas elas não têm boca! quando o meu avô rega as plantas eu vou lá ver e já não tem nada! elas bebem! mas como? não têm boca!
crianças: - pois não! como bebem?
vamos descobrir!
Educadora: - como?
Maria: - Procurar na Internet, nos livros
Francisca: - fazer experiências
Educadora: - convidar o pai da Íris, que é professor de biologia, para nos ajudar.

O que nós pensamos saber sobre o assunto:
Adriana:- bebem água pelas folhas.
Rodrigo: - A água entra por uns buraquinhos pequeninos que tem as folhas que não conseguimos ver, esses buracos são as bocas das plantas.

Crianças que participam na investigação:
Rodrigo, Íris, Rui Pedro, Francisca, Beatriz, Adriana.
Quando tivermos mais novidades publicamos no blogue. Beijinhos.

Um comentário:

  1. É SEMPRE BOM SABER. E A PROFESSORA TUDO FAZ PARA QUE OS NOSSOS AMIGUINHOS TENHAM ESSA SABEDORIA. FICO CONTENTE PORQUE OS AMIGUINHOS ESTÃO SEMPRE COM DISPOSIÇÃO DE APRENDER COISAS NOVAS. BEIJOS PARA TODOS ESPECIALMENTE PARA A PRINCEZINHA FRANCISCA.
    ADORAMOS-TE


    MÃE FRANCISCA

    ResponderExcluir